Grupo:
Elaine Cristine Moreira
Márcia Cristina Zago
Luciana de Moraes Furtado
O CICLO DA ÁGUA
A água dos oceanos, rios e lagos, que se encontra em contacto direto com a atmosfera, através da energia solar, passa para a atmosfera sob a forma de vapor de água. Inicia-se assim o ciclo hidrológico. Este processo baseia-se na circulação e passagem da água por vários estados. O ciclo hidrológico pode ser descrito pelas seguintes etapas:
1. Através da energia solar a água dos oceanos, rios, lagos, etc. evapora-se, passando para a atmosfera sob a forma de vapor de água. Alguma da água que existe na atmosfera resulta da evapotranspiração, que é, o resultado da água que se evapora diretamente dos solos mais o resultado do metabolismo das plantas (respiração e transpiração), no qual elas libertam vapor de água para a atmosfera.
2. A água volta à superfície terrestre sob a forma de chuva, neve ou orvalho.
3. Parte desta água, penetra nos solos, umedecendo e infiltrando-se na terra, uma outra parte escorre sobre a superfície, indo para os rios, lagos ou diretamente para o mar, onde irá reiniciar o processo.
4. A parte da que se infiltrou e que não foi sujeita à evapotranspiração, vai deslizando para baixo da zona das raízes das plantas indo para o reservatório das águas subterrâneas. Parte desta água pode ficar aqui armazenada ou pode deslocar-se, possibilitando o escoamento subterrâneo.
5. Tanto o escoamento subterrâneo como o escoamento superficial vão alimentar os rios, lagos e oceanos, dando origem ao recomeço do ciclo da água.
POLUIÇÃO DAS ÁGUAS
A água é um bem precioso e cada vez mais tema de debates no mundo todo. O uso irracional e a poluição de fontes importantes (rios e lagos), podem ocasionar a falta de água doce muito em breve, caso nenhuma providência seja tomada.
· Causas da poluição das águas do planeta
As principais causas de deteriorização dos rios, lagos e dos oceanos são: poluição e contaminação por poluentes e esgotos. O ser humano tem causado todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.
Em função destes problemas, os governos preocupados, tem incentivado a exploração de aqüíferos (grandes reservas de água doce subterrâneas). Na América do Sul, temos o Aqüífero Guarani, um dos maiores do mundo e ainda pouco utilizado.Grande parte das águas deste aqüífero situa-se em subsolo brasileiro.
Problemas gerados pela poluição das águas
Estudos da Comissão Mundial de Água e de outros organismos internacionais demonstram que cerca de 3 bilhões de habitantes em nosso planeta estão vivendo sem o mínimo necessário de condições sanitárias.Um milhão não tem acesso à água potável. Em virtude desses graves problemas, espalham-se diversas doenças como diarréia, esquistossomose, hepatite e febre tifóide, que matam mais de 5 milhões de seres humanos por ano, sendo que um número maior de doentes sobrecarregam os precários sistemas de saúde destes países.
ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA
A água pode ser encontrada em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.
A água pode mudar de estado físico como, por exemplo, ir do estado sólido para o líquido. Um exemplo disso é quando deixamos o gelo (estado sólido da água) fora da geladeira e ele derrete virando líquido.
A ÁGUA NO PLANETA
Se pudéssemos olhar a Terra de cima, veríamos uma grande esfera azul: é porque o mar toma conta de quase todo o planeta.
Os oceanos compõem cerca de 70% da superfície da Terra, e os continentes ocupam o restante. Ou seja: quase 2/3 do planeta são cobertos de água.
Mas a maior parte desse montão de água é imprópria para consumo. Do total, 97% é água do mar, muito salgada para beber e para ser usada em processos industriais; 1,75% está congelada na Antártica, na região do pólo Norte e em outras geleiras; 1,243% fica escondida no interior da Terra. Sobram apenas 0,007% de água boa para ser usada.
O planeta Terra possui mais água do que qualquer outra substância em sua estrutura. A camada externa da Terra é dura e rochosa e tem até 60 quilômetros de espessura. Embaixo dos oceanos essa crosta não é tão grossa, e chega a 8 quilômetros.
A água é também muito importante para a vida dos animais, pois eles dependem dela para a respiração, a digestão e a reprodução, e o mesmo acontece com o homem.
Grande parte do corpo humano é feita de água, assim como em todos os outros seres vivos: é o elemento em maior quantidade nas células e no sangue dos animais e também na seiva das plantas. Sem água, o planeta seria uma imensidão sem vida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Oi, meninas. Esse problema da água dá nó em nossas cabeças, principalmente por sermos educadoras e colocar na consciência de cada um dos alunos e attravés deles conseguirmos sensibilizarmos as suas famílias. Precisamos de união para que a problemática não vireuma extinção. Parabéns pela produção. Beth
ResponderExcluir