Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal. http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto.
Características do hipertextoSegundo Lévy (1993), o hipertexto possui seis princípios abstratos que permitem preservar as múltiplas interpretações do modelo de hipertexto:" O princípio da metamorfose - a rede está em constante construção e renegociação com todos os elementos que a compões, sejam eles humanos ou objetos midiáticos." O principio da heterogeneidade - os elementos de conexão são heterogêneos. Permiti colocar "em jogo pessoas, grupos, artefatos, forças naturais de todos os tamanhos, com todos os tipos de associações que pudermos imaginar" entre eles." O princípio da multiplicidade e de encaixe de escalas - coloca a capacidade de organização de forma fractal. Qualquer nó ou conexão pode se analisado como parte de toda uma rede." O princípio de exterioridade - seu universo depende de um exterior indeterminado. Seu crescimento e diminuição dependem de novos elementos externos à ele." O princípio de topologia - "A rede não está no espaço, ela é o espaço". Tudo funciona por proximidade." O princípio de mobilidade dos centros - A rede possui diversos centros saltando de um nó a outro. Não existe um centro único. http://www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/hipertextonaeducacao.htm
A navegação em um documento hipertextual resulta na construção de conhecimento, cuja navegação não-linear, interativa e subjetiva remonta um documento maior. Sendo assim, "a rede de conhecimentos 'flutua' pelo documento, sem fazer parte do mesmo. Dentro de um sistema, um mesmo conjunto de documentos é utilizado por diversos hipertextos independentes, cada um materializando um conhecimento diferente de informações." (Bugay & Ulbricht, 2000).
A navegabilidade de um ambiente hipertextual corresponde a facilidade do usuário em encontrar a informação. Esta deve estar disponível em forma de páginas ligadas por links e deve ser intuitiva, permitindo o usuário fácil localização da informação. http://br.geocities.com/info_caxias/oficina_hipertexto.htm
Através destas citações é fácil perceber o que é um hipertexto e como este esta presente na vida das pessoas que utilizam à internet. Antes de iniciar este curso já havia lido vários hipertextos sem saber que tipo de texto era, hoje consigo identificar os hipertexto e perceber os benefícios que eles trazem na construção do conhecimento, tornando a leitura mais prazerosa, dinâmica , fácil e interativa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário